(085) 98768.3244 - 99152.6677
logo

menu

links proposta contato index empresa servicos modelos noticias newslider parceiros


Notícias


29/10/2014 - Por que todo empreendedor deve investir no perfil de gestor


Empreender é um ato emocional, para não dizer irracional em muitos casos. �??Se o sujeito parar para pensar em todos os problemas que pode ter ao longo de sua trajetória como empreendedor, ele não empreende�?�. Já perdi as contas de quantas vezes ouvi da boca de empreendedores frases como esta.

Considere essa inocência inicial e acrescente uma dose de ambição, muita vontade de realização, alguma necessidade de reconhecimento e controle e, por fim, capriche no ingrediente paixão. Pronto, você terá um empreendedor! Note que o espírito empreendedor traz características que acentuam o perfil emocional. Ou seja, trata-se de algo importante para começar o negócio, sair do zero e dar a arrancada inicial.

Só que ao longo da trajetória de crescimento, o empreendedor precisa ir além. �? preciso abrir espaço para que um lado mais racional, o espírito gestor, se torne cada vez mais importante e complementar, equilibrando a sua personalidade. 

Isto porque, carregar apenas o espírito empreendedor deixa o empreendedor mais vulnerável a erros graves, como a falta de foco na expansão do negócio. Na prática isso significa deixar de se preocupar apenas em abrir portas e pensar em novas oportunidades - algo naturalmente intrínseco na personalidade do empreendedor - para se atentar também a outras questões:

1. Quais são as principais competências da companhia?
2. Quem são seus principais competidores?
3. Quem são os clientes que mais enxergam valor no produto/serviço?
4. Em qual geografia se concentram a maior parte deles?
5. Qual a sua estrutura de custo para atendê-los?
6. Por quais canais alcanço esses consumidores?

Fazendo essas reflexões, o empreendedor consegue ter bem definido o núcle do seu negócio. E a partir daí deve focar sua expansão para garantir que ela ocorra de forma organizada e consistente. 

Análises como esta são pouco óbvias para o espírito empreendedor, mas simples para o espírito gestor, e capazes de fazer a diferença para a trajetória de crescimento de uma empresa.

Portanto, empreendedor, pense nisso, e se preocupe em desenvolver o seu espírito gestor. Uma sugestão simples e muito válida é buscar ajuda nos livros! �??O Poder dos Modelos Replicáveis�?�, de Chris Zook e James Allen, por exemplo, é um livro maravilhoso que ajuda qualquer empreendedor a organizar o processo de crescimento de sua empresa de maneira bem estruturada e racional.

�? fundamental ainda pesquisar casos de sucesso na sua indústria, seja dentro ou fora do Brasil, e buscar entender quais foram os passos dados por essas empresas. Tenha orgulho de copiar, melhorando o que já existe. Por fim, sempre busque ajuda! Encontre um mentor, ou seja, alguém que já fez com algum sucesso aquilo que você está se propondo a fazer. Fazendo isso, você ganhará muito tempo e deixará de perder um bom dinheiro.

São os primeiros passos de um equilíbrio que será determinante para seu sucesso! Boa sorte e Vai Que Dá!

Fonte: Exame.com




Página Inicial :: A Empresa :: Serviços :: Modelos de Arquivos :: Notícias :: Parceiros Líder :: Links Úteis :: Solicite uma Proposta :: Contato


ENDEREÇO: Av. Treze de Maio, 1116 - 1201 - Fátima, Fortaleza / Ceará - Telefones: (085) 98768.3244 - 99152.6677

 Copyright © 2024 Líder Espaço Contábil - Desenvolvido por RtiWeb