(085) 98768.3244 - 99152.6677
logo

menu

links proposta contato index empresa servicos modelos noticias newslider parceiros


Notícias


08/01/2015 - 5 dicas para o empreendedor começar 2015 motivado


Após as festas de final de ano, o mês de janeiro demanda uma dose a mais de motivação para qualquer empreendedor. �? nesse período que donos de pequenas empresas e startups devem investir tempo para se planejar.

Para Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper, o mais importante é definir as estratégias e ver qual caminho seguir. �??O ano já começou, mas dá para correr atrás e fazer o planejamento do negócio. E se planejar, decidir onde buscar conhecimento e se capacitar�?�, afirma.

�??As pessoas não devem olhar metas como um fardo e sim como um desafio�?�, complementa Alessandro Saade, professor do Master em Empreendedorismo e Novos Negócios da Business School São Paulo (BSP). Por isso, as metas devem ser bem traçadas e não impossíveis.

Para Marcelo Sinelli, consultor do Sebrae-SP, ouvir a opinião das pessoas com quem o empresário trabalha é uma maneira de diminuir o peso de ter que decidir tudo sozinho. Vejas as principais recomendações dos especialistas para quem deseja começar o ano de um jeito diferente:

1. Reflita sobre o ano que passou

Refletir para planejar é uma das primeiras coisas que todo empreendedor deveria fazer neste começo do ano. �??O empresário precisa fazer uma análise muito racional sobre a situação da empresa�?�, afirma Sinelli. Ele explica que com a atual situação da economia muitos empresários estão preocupados com uma possível crise no setor que atuam.

�??�? sempre bom ficar atento aos seus erros e acertos enquanto líder e gestor, principalmente nos erros para não cometer novamente. Isso dá um gás, pois é possível fazer de outra maneira quando se sabe onde errou�?�, ensina Cynthia.

2. Trace metas realistas

Definir metas faz parte do planejamento estratégico de qualquer empresa, mas um dos principais erros dos empreendedores é traçar somente metas anuais inatingíveis. �??�? necessário definir as metas atingíveis para 30 dias, como aumentar a rentabilidade ou se planejar para entrar em tal região do país. A motivação vem do dever cumprido�?�, explica Saade. O acompanhamento também é essencial para que as metas sejam cumpridas ou ajustadas.

3. Identifique os pontos fortes da empresa

Encarar o negócio de maneira realista é importante para quem quer começar o ano bem. Enumere os pontos fortes da sua empresa e o que ainda é preciso melhorar. "O empreendedor tem que ter foco, estar atento com o consumidor e a concorrência", resume Cynthia. 

4. Celebre com a equipe

Existem várias maneiras baratas de motivar os funcionários da sua empresa quando eles cumprem as metas. O empresário pode oferecer desde um café da manhã, um curso ou um dia de folga. �??O tempo passou a ser uma moeda desejada. A recompensa para o dever cumprido acaba virando um estímulo a mais para as pessoas�?�, explica Saade.

Se dar feedback ainda não faz parte da sua gestão de pessoas, o ano ainda está no começo e é possível mudar o jeito de se comunicar com a equipe. �??Comunique-se com muita transparência para que todos saibam o que está acontecendo com a empresa�?�, recomenda Sinelli. 

5. Saia da rotina para buscar inspiração

A capacitação do empresário e da equipe não deve ser vista como uma perda de tempo ou de investimento. Cursos online e presenciais, palestras, workshops e feiras são atividades que podem ajudar na solução de problemas e inspirar novas ideias.

Para Saade, é possível tirar proveito mesmo que somente um funcionário vá e represente a equipe. �??A condição é de que ele volte e conte para os outros como foi e o que aprendeu de relevante�?�, explica. Essa recomendação é válida também para o próprio empreendedor.

Fonte: Exame.com




Página Inicial :: A Empresa :: Serviços :: Modelos de Arquivos :: Notícias :: Parceiros Líder :: Links Úteis :: Solicite uma Proposta :: Contato


ENDEREÇO: Av. Treze de Maio, 1116 - 1201 - Fátima, Fortaleza / Ceará - Telefones: (085) 98768.3244 - 99152.6677

 Copyright © 2024 Líder Espaço Contábil - Desenvolvido por RtiWeb